quarta-feira, novembro 17, 2010

Google Docs - Uma Ferramenta Inovadora.


Google Docs?? Pra que isso me serve?!

O Google Docs é uma ferramenta que permite o gerenciamento, o compartilhamento e a edição coletiva de textos. As atividades são realizadas totalmente on-line, assim como o armazenamento dos arquivos e que permite, ainda, a publicação dos textos em blogs. Dessa maneira o Google Docs traz novas possibilidades de interação e de construção coletiva de textos e de conhecimentos, fazendo com que sua utilização no espaço escolar possibilite crescimento a todos os envolvidos e inovação às práticas docentes.
Pensando na formação das habilidades necessárias para uma participação efetiva e influente na sociedade, que não pode simplesmente exigir que o aluno saiba ler, escrever e contar, mas vendo a escola como o espaço por excelência para desenvolver habilidades, como pessoas críticas e capazes de refletir sobre os problemas e efetivar ações na sociedade, percebe-se que a integração das possiblidades oferecidas pelo Google Docs ao cotidiano escolar trará benefícios capazes de romper a barreira dos muros escolares.
O acesso e a utilização são de fácil compreensão, não exigindo conhecimentos especiais e as trocas que podem ser estabelecidas a partir de seu uso são, certamente, instigadoras da criatividade, criticidade, responsabilidade e do espírito coletivo, entre outras características que buscamos desenvolver em nossos alunos.
Com o constante avanço tecnológico, novas ferramentas surgem cotidianamente. Novas possibilidades de interação e construção coletiva surpreendem por sua praticidade e acessibilidade. O GoogleDocs é uma dessas ferramentas e cabe a nós, como educadores, a tarefa de nos apropriarmos dessa nova ferramenta como aliada de nossas práticas cotidianas.
         O Google Docs, especificamente, permite a interação e o intercâmbio de idéias. Temos a possibilidade de trocar informações, sermos autores, interferir nos processos de construção do conhecimento e, ainda, a possibilidade que por muito tempo nos foi negada, de contra-argumentar, interferindo e contribuindo para a construção de uma realidade/conhecimento que nos torne sujeitos de nossa própria existência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário